A Vantagem dos renegados ! Parte 1

Hahaha!! Que nome de post mais estranho não é?!


Bom o motivo que estou escrevendo isso é para mostrar na minha opinião as vantagens de se seguir

uma estratégia diferente da maioria das pessoas, por isso do renegados no título!  hehehe.

É uma coisa engraçada, quase unanimidade mas quem nunca ouviu a  frase ” Bolsa é investimento para longo prazo” !

Não vou dizer que esta errado, quem sou eu parar ir contra?! Mas vamos analisar melhor o que essa frase diz…

Normalmente essa frase é dita em momentos de incertezas ou de quedas, parece que é um motivo de aliviar a dor dos que entraram e estão com prejuizos ou para facilitar a vida dos novatos pois “longo prazo” é uma palavra que ajuda qualquer compra mal feita, se hoje a ação esta em -15% não faz mal é para o longo prazo…. daqui um ano esta -20% não faz mal é para o longo prazo… e assim vai… é muito bom poder sempre dizer que é para o longo prazo… porque quanto tempo é o longo prazo?1 ano?5 anos?30 anos?

Parece que os grandes investidores falam isso somente para dar alivio e não afugentar os mais leigos, claro eles querem mais dinheiro girando!

Onde você quer chegar?


O que quero mostrar é que a bolsa não é somente um investimento de longo prazo, pode ser de curtissimo prazo (ja fiz trades de segundos), médio, pode ser do prazo que a pessoa quiser !!

Só quero que as pessoas pensem antes de colocar seu dinheiro em um “investimento de longo prazo”

Conheço inumeras pessoas que entraram na bolsa compraram um monte de petro e vale e até hoje não recuperaram o que investiram, não só petro e vale mas varios ativos diferentes! Muitos vão falar ah mas é porque ninguem esperava essa crise! Logo que ela passar todos vão recuperar! E nesse momento que pergunto… isso é investir pra você?

Acredito que não… pois a maioria acaba desistindo da bolsa de valores depois que passam por isso… e tudo porque acham que o longo prazo vai ajuda-las.

Vamos levar em consideração a formula 1 por exemplo! Como se cada escuderia fosse 1 ativo! Qual você teria comprado no final de 2004?

Aposto que a maioria iria comprar Ferrari porque ela ganhou nos anos anteriores e porque todo mundo falava que ela tinha o melhor carro, a melhor equipe o melhor piloto etc.. Então eu mostro para vocês os resultados dos outros anos

– Mika Hakkinen (FIN) – McLaren – 1999
– Michael Schumacher (ALE) – Ferrari – 2000
– Michael Schumacher (ALE) – Ferrari – 2001
– Michael Schumacher (ALE) – Ferrari – 2002
– Michael Schumacher (ALE) – Ferrari – 2003
– Michael Schumacher (ALE) – Ferrari – 2004
– Fernando Alonso (ESP) – Renault – 2005
– Fernando Alonso (ESP) – Renault – 2006
– Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – 2007
– Lewis Hamilton (ING) – McLaren – 2008

O que quero mostrar é que assim como a fórmula 1, a bolsa de valores tem empresas ótimas, grandes, que tendem a dar lucros, mas nunca sabemos o que pode acontecer, pode ser crise, uma queda na cotação do produto vendido pela empresa, uma aposta cambial errada… são inumeros motivos que podem afetar o valor da ação.

Agora eu pergunto:


Você teria comprado Brawn GP antes do inicio do compeonato de 2009? Empresa pequena.. desconhecida… aposto que não

E depois que vc soubesse que ela fez dobradinha com os 2 melhores tempos pro Grid de largada? aposto que iria pensar bem melhor não iria?

E no inicio da corrida com os 2 carros liderando a prova você compraria?

Então os 2 carros da Brawn GP ganharam a corrida. As ferraris ficaram em 15° e 16° colocações…

E na 2° corrida? na 3°? continuaria apostando na ferrari?

O que quero mostrar é +- a maneira que eu penso, as empresas não competem entre si como em uma corrida, claro que tem as empresas concorrentes, mas o que digo é que todo investidor procura por % (rentabilidade) não interessa qual empresa for! E eu como investidor gosto de comprar sempre as primeiras colocadas em rentabilidade. Por isso estou sempre caçando aquela que tem maior potencial de estar na frente. Se vejo que a Willians vai largar na pole compro Willians oras, se no meio do caminho eu ver que ela vai ser ultrapassada ou que esta com problemas caio fora, se vejo que ela esta bem fico até sentir que devo vender…

Imagina comprar Ferrari e ficar torcendo pra ela ganhar as corridas ano após ano? como se trata de uma grande equipe uma hora ou outra ela vai ganhar, mas você vai ficar esperando? Muitos investem dessa maneira.. acreditando no longo prazo e isso que todos tem que perceber.. não é melhor estar sempre com a ação que esta rendendo mais? mesmo que seja só por um dia? uma semana? ou um mês?

Anúncios

2 Respostas to “A Vantagem dos renegados ! Parte 1”

  1. Rodrigo Says:

    Perfeito comentário. Penso exatamente da mesma maneira.

  2. binhOw Says:

    òóóótimo raciocinio adorei teu blog cara, tenho 22 anas e estou começando na bolsa e penso da mesma maneira sobre isso . ta no favoritos ja


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: