Como ter sucesso no mercado de ações?

É na verdade essa é uma pergunta que vale 1 trilhão de reais ! rs…

Bom.. não sou nenhum guru do mercado e sou relativamente novo no mercado de ações invisto a exatamente 24 meses, mas nesse tempo acredito que estou tendo algum sucesso no mercado e vou tentar colocar os pontos que aos poucos fui aprendendo e hoje vejo que são a base do meu “sucesso”.

 

1- Se você nunca investiu em ações, comece colocando um pouco em um fundo de ações ou uma pequena quantia no homebroker, até você sentir o que é o mercado e aprender um pouco de suas frescuras…


2- Trace os seus objetivos, todo mundo sempre quer ganhar muito dinheiro… mas você tem tempo disponivel para acompanhar o mercado diariamente? Tem sangue frio? Depende desse dinheiro pra algo?

* Falo muito da questão tempo porque na bolsa vira e mexe aparecem oportunidades momentaneas de ganhar uns bons %s de rendimento, pode ser uma empresa que esta sendo comprada, ou um desdobramento, especulações sobre o balanço ou até mesmo uma noticia colocada na midia…  e quem acompanha o andamento do pregão e esta atento consegue pegar esses “bonus” que o mercado oferece… mas tem que estar ligadão no monitor..

* O sangue frio é necessário… mas se você no começo ficar tremendo não estranhe.. no começo é normal… lembro quando comecei a operar…. vixi adrenalina pura…

 

3- Não tenha preconceito e não se apaixone por nenhuma ação!

*  Tem gente que não gosta de small caps, blue chips, opções, micos, etc…  não seja assim… o que importa é dinheiro no bolso se quem vai te dar o melhor rendimento no momento foi petro compra petro se for telebras compra telebras

 

4- Estude Analise técnica e fundamentalista.. treine o seu feeling…

* novamente não tenha preconceito sobre uma analise ou sobre a outra… analise técnica funciona sim… e a fundamentalista tambem… claro que a analise técnica serve para te guiar… nem sempre porque no grafico ta indicando baixa que vai cair…  sempre use o seu bom senso…  o mercado nada mais é do que o sentimento da maioria…

 

5- Fique ligado no que ocorre na economia.

* Não que você precisa saber todos os numeros e expectativas sobre o Pib de todos os paises… ma saiba o que esta acontecendo… Dubai vai dar calote? será? as vezes esses eventos te mostram se você deve comprar ou sair de uma ação… não por ela estar ligada diretamente ao evento… mas por mostrar o rumo que os mercados vão ir… e por melhor que sejam as perspectivas de uma ação, quando o mercado resolve cair… ela cai junto…

 

6- Pense no curto prazo, se quiser pensar no longo prazo ok! Mas pense no longo prazo como varios curtos prazos…

* A maior burrada que os iniciantes fazem é comprar uma ação e ela cai e não vendem. Falam “comprei pra longo prazo mesmo” e pensam não vou perder dinheiro com essa ação… mas na verdade ja perderam! Tente pensar friamente da seguinte maneira… Se tivesse chegado agora nessa ação eu compraria ela no valor que esta e com as perspectivas que ela tem? ou não? Existe outra ação com perspectivas melhores e risco mais baixo? Se você não compraria no valor que esta então é melhor vender e assumir o preju… se tiver outra ação com perspectivas melhores… venda e va para a outra…  você tem que ganhar dinheiro não importa qual ação vc esta!

 

7- Se você perder dinheiro a culpa é sua e só sua! Assuma! e veja no que pode mudar para não errar de novo!

* não interessa se um corretor indicou a ação, um amigo, ou se você viu na revista que ia subir, se você comprou é porque quis, se não deu certo reveja a sua estratégia e analise melhor as empresas antes de comprar!

 

8- Você vai perder dinheiro com certeza! mas o segredo é perder menos do que se ganha!

* é chato perder dinheiro, mas as vezes é necessário aprender a perder para perder pouco… e perdendo a gente se esforça mais em procurar os defeitos…

 

9- Não desista!

* Tem epocas que a bolsa realmente não da nada… parece que você que esta azarado, mas não desista! Logo logo aparece uma coisa boa que pode valer por o rendimento de um ano todo!

 

10- Goste de investir em ações!

* como tudo na vida você tem que gostar, se você quer entrar na bolsa só porque ouviu falar que o rendimento é bom… não espere muito… gostando do que faz você sempre estará um passo a frente.. e no mercado de ações estar um passo a frente pode ser a diferença entre lucro e prejuizo.

Anúncios

4 Respostas to “Como ter sucesso no mercado de ações?”

  1. Luis Otávio Says:

    “…8- Você vai perder dinheiro com certeza! mas o segredo é perder menos do que se ganha!

    * é chato perder dinheiro, mas as vezes é necessário aprender a perder para perder pouco… e perdendo a gente se esforça mais em procurar os defeitos…”

    Tem um analista técnico que diz que nas ações, utilizando A.T. a porcentagem de ganhar é 50% e de perder também 50%, a diferença é que quando você perde, o prejuízo é pequeno, mas quando ganhar, o lucro é gigantesco.

    Quer ver um exemplo ?
    Dentro de 1 mês, entrei em várias ações, 2 deram prejuízos, todos controlados, porém estou comprado em GOLL4 desde o R$ 21,00, ou seja, mais de 25% de lucro líquido.

    Excelente matéria.

    Abraços.

    • curitibatraders Says:

      Putz.. nem fale nessa gol.. mandou bem hein…
      Goll4 realmente decolou..rss

      realmente um dos segredos é persistir…
      não em ações que estão afundando…
      mas errar, aprender com o erro e tentar de maneira diferente..

      oloco… mas 50/50 então é chute..rss

  2. Luis Otávio Says:

    Cara, eu também achei esquisito. Mas ele disse isso e veja que a rentabilidade dele é muito grande.

    Na minha visão, é o seguinte:
    O gráfico pode subir ou descer, eu vejo que existe estratégias e tudo mais, porém tudo acontece por um Q a mais. Por exemplo, a GLOB3 deu compra antes do boom de 20% ao dia. Então… podia cair e podia subir, mas o Q+ que foi a notícia fez a alta tão grande.

    Não acredito que um papel suba ou desce simplesmente por A.T., acho que não temos essa força no mercado, se comparado com fundos de pensão.

    Abração!

    • curitibatraders Says:

      Com certeza esse Q a + faz toda a diferença! é aquele motivo que faz com que vc compre hoje a ação e não mês que vem…
      se viu a agen11? ela sempre teve motivos para subir… mas foi só anunciarem que a empresa vai ser reativada no começo do ano que disparou…
      nada nada 100% em um mês…

      Sabe porque eu sempre olho a analise técnica? é simples… é tanta gente que acredita que acabam vendendo e comprando baseada nela… então ela acaba funcionando… e outra… a analise tecnica deve ser utilizada como um meio de saber onde a maioria esta comprada… ou onde a maioria prefere comprar ou vender… tem uma analises que eu acho absurdo e descarto… tem gente que faz circulo… bandeira e cada coisa…

      exatamente por isso que não podemos acreditar 100% na analise tecnica… quando tem alguem grande comprando ou vendendo.. pouco importa a analise tecnica… e quando se tem alguma noticia tbm…

      mas quando o papel esta sem noticias… e sem compradores pesados.. ela funciona bem… porque acaba acontendo que as pessoas começam a se basear na analise tecnica… e onde o grafico aponta que ta caro.. acaba virando resistencia…

      mas o legal do mercado é isso… tentar adivinhar ou tentar achar uma lógica onde não existe lógica..rss

      abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: